O Globo – Uma menina de aparentes quatro anos morreu por causa da chuva em Angra dos Reis, segundo o município. Dez pessoas seguem desaparecidas. No bairro Monsuaba, onde foram registrados 655 mm de chuva em 48 horas, pelo menos quatro residências foram atingidas por deslizamentos de terra. A Defesa Civil foi acionada e cinco pessoas foram resgatadas.
Angra dos Reis está em alerta máximo devido ao volume histórico de chuva registrado nos últimos dois dias. Pela primeira vez, o volume de água atingiu 655 milímetros no continente, e 592 milímetros na Ilha Grande. A prefeitura da cidade afirma que, no momento, todo o contingente da Defesa Civil, acompanhado de profissionais de diferentes áreas do governo municipal, encontra-se nas ruas, para prestar apoio à população.
Todas as 28 sirenes do sistema de alerta, distribuídas em 20 blocos, que abrangem as áreas de risco, soaram durante a madrugada, para alertar moradores sobre a possibilidade de deslizamentos e alagamentos.
A Prefeitura está disponibilizando abrigos para as pessoas que precisam deixar suas casas. No momento, 19 pessoas encontram-se em abrigos, localizados em unidades da rede municipal, recebendo apoio da secretaria de Educação e da Assistência Social. Todas as escolas da rede estão mobilizadas e prontas para atender à população, de acordo com as necessidades indicadas pela Defesa Civil.
Deslizamentos de terra ocasionaram a obstrução da BR 101 no sentido Rio de Janeiro. A RJ 155 também está fechada à circulação de veículos na altura dos túneis. A Defesa Civil pede que as pessoas permaneçam em casa e só saiam em caso de orientação pelas sirenes ou de técnicos que estão nas ruas.
BR 101 interditada
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Rodovia Rio-Santos (BR 101) segue com vários pontos de interdição parcial e total, devido a deslizamentos e alagamentos diante do elevado volume de chuvas, que seguiu forte na madrugada. Confira alguns pontos de interdição, que ainda não têm previsao de liberação:
km 420,2 – Queda de Árvore (Mangaratiba) interdição parcial
km 426,5 – Queda de Árvore (Mangaratiba) interdição parcial
km 426 – Queda de barreira (Mangaratiba) interdição parcial
km 444 – Queda de Árvore (Mangaratiba) interdição parcial.
km 453 – Queda de árvore (Angra dos Reis) PARE/SIGA, sem filas.
km 459 – Queda de barreira, parcialmente liberado, ambos os sentidos.
km 529 – Parcial (Paraty) sentido crescente.