Foco da investigação agora está em pilotos, de acordo com fonte do ‘Wall Street Journal’, acrescentando que alguém no avião pode ter invadido a cabine e o derrubado deliberadamente.
Dados obtidos na caixa-preta do avião da China Eastern, que caiu no início desse ano no país asiático, indicam que alguém do cockpit da aeronave derrubou o avião propositalmente, de acordo com pessoas familiarizadas com a avaliação preliminar de autoridades dos EUA sobre o que levou ao acidente, segundo informações do “Wall Street Journal”.
O Boeing 737-800 estava em altitude de cruzeiro quando, de repente, caiu em posição praticamente vertical e colidiu em alta velocidade com uma montanha. Segundo os dados da caixa-preta, entradas nos controles empurraram o avião para baixo, informa o WSJ.
Essas fontes familiarizadas com o assunto disseram que o avião estava voando em alta altitude quando inesperadamente caiu em uma espiral e colidiu com o lado de uma montanha. Elas disseram que os dados da caixa preta recuperados do acidente sugerem que alguém no cockpit inseriu dados que fizeram o avião mergulhar. “O avião fez o que foi mandado por alguém na cabine”, disse a pessoa familiarizada com a análise da caixa preta pelas autoridades americanas.
Essas fontes familiarizadas com o assunto disseram que o avião estava voando em alta altitude quando inesperadamente caiu em uma espiral e colidiu com o lado de uma montanha. Elas disseram que os dados da caixa preta recuperados do acidente sugerem que alguém no cockpit inseriu dados que fizeram o avião mergulhar. “O avião fez o que foi mandado por alguém na cabine”, disse a pessoa familiarizada com a análise da caixa preta pelas autoridades americanas.
O relatório preliminar da investigação chinesa sobre a queda, divulgado em abril, aponta que os pilotos deixaram de responder aos controladores de voo logo após a primeira perda de altitude. O documento também não apontou falhas no Boeing 737-800.
O avião, com 132 pessoas a bordo, caiu no dia 21 de março perto da cidade de Wuzhou, na região de Guangxi, no sul da China. A aeronave fazia um voo entre as cidades de Kunming para Guangzhou. Todos os passageiros e tripulantes morreram.
O caso impressionou pela dinâmica da queda, na vertical e em poucos minutos. Câmeras de segurança de uma empresa próxima ao local mostraram como o avião despencou rapidamente, totalmente apontado para o chão.
“O radar de controle de área de Guangzhou mostrou um aviso de ‘desvio’ de altitude de comando, a aeronave deixou a altitude de cruzeiro, o controlador chamou a tripulação imediatamente, mas não recebeu resposta”, aponta o relatório.
Em março, dias após a queda, o chefe do centro de investigação de acidentes da Administração de Aviação Civil da China (CAAC, da sigla em inglês), Mao Yanfeng, disse em entrevista coletiva que os controladores mantiveram contato com o avião durante todo o percurso até a primeira queda de altitude.
O relatório preliminar, que foi divulgado pela CAAC, não apontou nenhuma possível causa para esse tipo de queda, o que gerou críticas por parte de especialistas.
O relatório é um documento obrigatório que o país de origem da companhia aérea deve apresentar até 30 dias após a queda. Nas conclusões preliminares, a CAAC afirma também que as caixas pretas ainda estão muito danificadas, o que dificultaria as investigações.
Mas a agência não tornou públicas as informações que já puderam ser extraídas dos gravadores de dados do voo e de voz dos pilotos presentes nas caixas pretas. O conteúdo foi enviado a Washington, nos Estados Unidos, para análise.