Tanto a senadora quanto o pedetista anunciaram, ao longo da semana, apoio ao candidato do PT
O Globo – A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostrou que Jair Bolsonaro (PL) herda mais os votos de Ciro Gomes (PDT) do que seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o instituto, apesar do apoio formal do partido e do pedetista ao candidato do PT, o atual chefe do Executivo é o preferido de 42% dos eleitores de Ciro no segundo turno, enquanto a fatia de Lula é de 31%.
Já entre os que optaram por Simone Tebet (MDB), que também se juntou ao petista após o primeiro turno, a situação é de mais equilíbrio. Segundo o Datafolha, Lula recebe 31% dos votos de Tebet — mesmo percentual dele em relação a Ciro —, e outros 29% migram para Bolsonaro.
Na primeira rodada de votação, Tebet alcançou 4,2% dos votos, o equivalente a 4,9 milhões de eleitores. Já Ciro conquistou 3,6 milhões de brasileiros, ou 3% do total.
Após fazer duras críticas a Lula no primeiro turno, Ciro anunciou, na última terça-feira, que seguiria a posição do PDT de apoiar o petista. No vídeo com o anúncio da decisão, contudo, ele sequer cita o ex-presidente ou o PT, resumindo-se a argumentar que, “frente às circunstâncias, é a última saída”.
Tebet, por outro lado, embarcou na campanha petista com muito mais pompa. Depois de declarar voto em Lula, a senadora encontrou-se com ele nesta sexta-feira em São Paulo. Lado a lado com o candidato, ela afirmou ter “o compromisso não apenas do meu voto, mas o meu total apoio à sua campanha, e ao seu governo”.
O Datafolha trouxe Lula com 49% dos votos totais, contra 44% de Bolsonaro — brancos e nulos somaram 6%, enquanto 2% não souberam responder. Considerando apenas os votos válidos, conta que exclui indecisos e nulos, os índices correspondem a 53% e 47%, respectivamente.
Contratado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, o instituto entrevistou 2.884 eleitores de quarta-feira até esta sexta-feira. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos e o número de registro no TSE é o BR-02012/2022.