Vídeo vazado nas redes sociais mostra o apresentador e o deputado discutindo o cenário político de São Paulo
CNN – Em vídeo vazado nas redes sociais, o apresentador José Luiz Datena, atualmente filiado ao PDT, sugere ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) que os dois formem uma chapa para concorrer à prefeitura de São Paulo em 2024. Para isso, o parlamentar teria de “peitar o PT”, segundo Datena.
Na conversa sobre o cenário político da capital, o apresentador aconselha Boulos a informar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deseja Datena como seu vice. “Nós achamos que a gente pode se eleger em São Paulo. Eles [petistas] vão querer lançar um candidato próprio e vão tomar um nabo violento”, opina, enquanto o deputado permanece calado.
Datena ainda lembra que o psolista “quase ganhou a última eleição” municipal. Em 2020, Boulos teve 40,62% dos votos no segundo turno e foi derrotado por Bruno Covas (PSDB), que morreu no ano seguinte. Atualmente, Ricardo Nunes (MDB), que era vice do tucano, ocupa o cargo. Ele deve disputar a reeleição.
Em 2022, Boulos desistiu de ser candidato a governador do estado em favor de um apoio a Fernando Haddad (PT). Segundo relatos feitos à CNN por integrantes dos dois partidos, a possibilidade de receber apoio dos petistas à prefeitura de São Paulo pesou na decisão.
De acordo com informações do analista da CNN Gustavo Uribe, no entanto, o PT só apoiará Boulos ao cargo se puder escolher o vice na chapa. Por isso, Datena diz que o psolista teria de “peitar” a legenda para formar a chapa.
Em publicação numa rede social, o deputado admitiu a veracidade do vídeo e lamentou que “alguém tenha vazado uma conversa privada na tentativa de criar polêmica”. Procurado pela CNN, Datena ainda não se manifestou.