Ação faz parte do planejamento para prevenção de desastres durante o período chuvoso
g1 AL – A Defesa Civil de Alagoas realizou nesta quinta-feira (30) uma operação de identificação de áreas de risco no Vale do Reginaldo, em Maceió. A ação faz parte do planejamento para prevenção de desastres durante o período chuvoso.
A capital alagoana tem mais de 570 áreas de risco, segundo levantamento da Defesa Civil, mas o Vale do Reginaldo é um dos pontos mais críticos, com histórico de desabamentos em períodos de chuva forte. O trabalho de identificação aconteceu ao longo da extensão do riacho Salgadinho.
“A situação é preocupante, principalmente em Maceió, onde o solo já se encontra encharcado, e há previsão de fortes chuvas, principalmente a partir de maio”, destacou o coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil de Alagoas.
“Temos muitos pontos vulneráveis nas grotas de Maceió. Com essa identificação, [vamos] solicitar ao Município que apresente os seus estudos, o seu plano de contingência, para que essas pessoas possam ser retiradas das áreas de risco o mais breve possível”, explicou.
A ação também serviu como um treinamento para o Corpo de Bombeiros, já que durante a operação foram identificadas possíveis entradas em áreas de risco onde podem ser necessárias ações de salvamento.
“A gente está georreferenciando os pontos de entrada e saída, rotas de fuga, pontos de encontro e locais mais suscetíveis a deslizamento, a enchentes e inundações. Todo esse conjunto faz com que a gente dê um tempo-resposta para salvaguardar a vida e os bens da população”, avalia o tenente-coronel Clemens Barbosa.
O líder comunitário e morador do Vale do Reginaldo, Edivaldo Lima, é voluntário há anos do Núcleo de Defesa Civil Comunitário. Ele acredita que o monitoramento é importante para que desastres que aconteceram em anos anteriores não se repitam.
“Está chegando o inverno e, em uma área de risco como essa, é importante esse reconhecimento da Defesa Civil Estadual e Municipal. Já houve desastre muito grande, já morreu gente aqui. Quando chove, é perigoso”, disse.
A Defesa Civil Estadual informou que, na próxima semana, o trabalho de mapeamento vai ser feito na Grota da Alegria, no Benedito Bentes, onde um muro desabou após fortes chuvas e atingiu casas.
Na quarta (29), a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais de Alagoas anunciou a criação de uma rede de monitoramento. O objetivo é otimizar ações de resposta para evitar tragédias no período chuvoso.