Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei, de autoria do deputado federal Delegado Fabio Costa (PP/AL), que cria a Rota Turística da Costa dos Corais no litoral de Alagoas e de Pernambuco. O propósito do parlamentar é fortalecer o turismo em 12 municípios dos dois estados e, desta maneira, impactar social e economicamente a população local.
Integrarão a Rota Turística da Costa dos Corais os municípios de Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi, todos no estado da Alagoas, além de São José da Coroa Grande, Barreiros e Tamandaré, em Pernambuco.
“Considerando a visibilidade da região dentro dos contextos nacional e internacional, a Costa dos Corais é peça fundamental no reconhecimento da importância da conservação da biodiversidade marinho-costeira e sua inter-relação com as comunidades locais, bem como para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da natureza como um todo. Atualmente a Costa dos Corais é considerada a principal região turística do estado de Alagoas e uma das principais regiões turísticas de Pernambuco”, destaca Fabio Costa.
Segundo ele, a sinergia existente entre esses municípios que, na maioria, tem praias, falésias, vilarejos, passeios entre mangues e visitas a reservas ecológicas, sugere a conveniência de que se busque a integração turística entre eles.
“Sua proximidade geográfica e o compartilhamento de um mesmo substrato cultural, histórico e paisagístico clamam por um trabalho conjunto de divulgação, de construção de infraestrutura física e de desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o turismo sustentável”, defende o parlamentar.
Fabio Costa avalia que a criação da Rota Turística da Costa dos Corais contribuirá para dotar esses municípios dos instrumentos de fortalecimento do turismo local, ao mesmo tempo em que os tornarão conhecidos em todo o Brasil, estimulando a demanda turística por seus atrativos.
Atualmente, a região abrange destinos turísticos nacionalmente importantes devido às suas belezas naturais e possui o segundo maior banco de arrecifes do mundo, ficando atrás apenas da Grande Barreira de Coral da Austrália. Por este motivo, atrai visitantes do mundo todo, que buscam praias paradisíacas, desertas, de areia branca, mar límpido e de águas mornas, além de gastronomia de qualidade, pousadas à beira-mar e um turismo ecologicamente sustentável.
Além da grande barreira de corais, o local tem diversidade de fauna e flora, e possui animais ameaçados de extinção, sendo classificado, por força de lei federal, uma Unidade de Conservação, conhecida como Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, gerida pelo ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade].