Resolução foi aprovada pelo Diretório Nacional do partido e será apresentada no Legislativo para obrigar Campos Neto a prestar esclarecimentos sobre política de juros
Estadão | A cúpula do PT endureceu o discurso contra o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em reunião realizada nesta segunda-feira, o Diretório Nacional do partido aprovou uma resolução que orienta as bancadas petistas na Câmara e no Senado a convocar Campos Neto para que ele explique a política monetária no Congresso. Como forma de pressionar o dirigente do BC, alvo de críticas por causa da alta taxa de juros, os petistas optaram por defender a forma mais dura para cobrar explicações de Campos Neto. Havia alternativa de o partido propor um convite ao presidente do BC, mas o texto da resolução fala em “convocação”.
Nessa segunda opção, a autoridade é obrigada a comparecer ao Congresso para se explicar. Líderes do PT vão apresentar requerimento de convocação e a proposta precisará ser aprovada em alguma comissão da Câmara ou no Senado.
Como revelou o Estadão, dirigentes do partido não apenas endossam a pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Banco Central para reduzir a taxa básica de juros (Selic) como avaliam que é preciso pregar a reorientação da política monetária.