O que promete ser uma das eleições mais disputadas e polarizadas dos últimos anos, ganhou novos tons. Em pesquisas divulgadas nesta quarta (6), o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a um empate técnico com o ex-presidente Lula (PT) nas intenções de voto.
A pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas, Lula ainda está na frente, com 26,8% das intenções dos eleitores, porém Bolsonaro vem logo atrás, com 23%. Considerando a margem de erro de 2%, os dois candidatos estariam em um empate técnico e fariam um segundo turno.
Desde novembro de 2021, Bolsonaro vem subindo nas pesquisas. Antes com 18,4% das intenções em novembro, o candidato saltou cinco pontos percentuais. No mesmo recorte de tempo, Lula saltou sete pontos.
Logo após dos dois candidatos, em terceiro lugar, vem Ciro Gomes (PDT), com 1,6%. Ele é seguido por Sergio Moro (União Brasil) com 1,3%; João Doria (PSDB), com 0,4%; André Janones (Avantes), com 0,3%; e Eduardo Leite (PSDB), com 0,2%.
Já na pesquisa estimulada, em que são formulados cenários, a pesquisa mostra que Bolsonaro continua em tendência de alta entre o eleitorado.
No Cenário 1, sem a presença de Eduardo Leite, esse foi o resultado:
- Lula – 40%
- Bolsonaro – 32,7%
- Sergio Moro – 7,1%
- Ciro Gomes – 5,4%
- João Doria – 2,3%
- André Janones – 1,1%
- Simone Tebet – 0,6%
- Luis Felipe D’Avila – 0,1%
No seguinte cenário, sem a presença de João Doria, este foi o resultado:
- Lula – 40,1%
- Bolsonaro – 32,7%
- Sergio Moro – 7,1%
- Ciro Gomes – 5,4%
- Eduardo Leite – 2%
- André Janones – 1,1%
- Simone Tebet – 0,5%
- Luis Felipe D’Avila – 0,1%
Já no terceiro cenário, contando apenas com a presença dos cinco primeiros colocados na pesquisa espontânea, ficou assim:
- Lula – 40,5%
- Bolsonaro – 32,9%
- Sergio Moro – 7,4%
- Ciro Gomes – 5,5%
- João Doria – 2,4%
Outra instituição que divulgou pesquisa nesta quarta foi a Ipespe. A nova pesquisa confirma o aumento das intenções de voto para Bolsonaro, porém a distância entre os dois principais candidatos não é tão apertada quanto a da Paraná Pesquisas.
O petista aparece na ponta, com 36% das intenções de voto, enquanto que o atual presidente está em segundo, com 27%.
O terceiro lugar fica com Ciro Gomes (PDT), com 4% das intenções de voto, seguido por Sérgio Moro, com 2%; João Doria, André Janones e Simone Tebet aparecem, cada um, com 1%; Eduardo Leite não pontua.
Enquanto que Lula tem números estáveis desde dezembro, se mantendo na casa dos 35 e 36%, Bolsonaro apresenta uma alta desde novembro, quando tinha 22%, subindo mais cinco pontos percentuais.
Já na estimulada, Lula aparece com 44% contra 30% de Bolsonaro. Eles são seguidos por Ciro Gomes, com 9%; João Doria, com 3%; Simone Tebet, com 2%; e André Janones, com 1%. Eduardo Leite e Eymael não pontuaram.
Para o segundo turno das eleições, Lula venceria contra qualquer outro candidato, segundo a pesquisa. Contra Bolsonaro a vantagem é de 53% contra 33%. Já contra Ciro, 52% contra 25%. Contra Doria, a vantagem é um pouco maior: 55% x 25%.
Bolsonaro, por outro lado, venceria um segundo turno somente contra João Doria, muito apertado, por 39% a 38%. Contra Ciro Gomes, o candidato do PDT venceria por 47% a 37%.
A pesquisa da Paraná Pesquisas ocorreu entre os dias 31 de março e 5 de abril deste ano, com 2020 eleitores de todos os estados. A confiança é de 95% e a margem de erro é de exatamente 2,2%. Já o levantamento da Ipespe ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de março, com 1000 entrevistados em todo o país.