Ex-presidente dos Estados Unidos falava sobre guerra na Ucrânia em ato em Dallas, no Texas, quando confundiu nomes dos dois países. Invasão dos EUA ao Iraque aconteceu sob sua gestão.
Durante um discurso, o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao criticar a invasão russa na Ucrânia, acabou trocando os nomes e falou mal da invasão americana ao Iraque, a qual ele próprio comandou.
“O resultado…é a decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal no Iraque”, declarou o ex-presidente republicano, que se deu conta do erro logo depois. “Digo, na Ucrânia”.
O discurso aconteceu no Bush Center, um instituto criado por ele próprio para a formação de novos líderes no Texas. Bush fazia críticas ao sistema político da Rússia e ao seu presidente, Vladimir Putin.
Logo após a confusão, Bush, rindo, culpou sua idade pela troca de nome dos países. Em 2003, quando estava na presidência dos Estados Unidos, Bush ordenou a invasão de tropas ao Iraque, sob o argumento de que o país produzia armas de destruição em massa, que nunca foram encontradas.
O então líder do país, Saddam Hussein, foi derrubado durante a invasão, que aconteceu sem o respaldo da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que os EUA fazem parte.