Conexão Política | Em uma canetada inédita, o governo de São Paulo, sob o comando de Tarcísio de Freitas (Republicanos), trocou mais da metade dos coronéis da Polícia de Militar (PM) do estado paulista.
As trocas se estendem aos postos do alto comando da corporação, incluindo o subcomando, o Centro de Inteligência e o Comando de Policiamento de Choque. Ao todo, a movimentação atingiu 34 coronéis, de um total de 63.
O Conexão Política apurou que o assunto já estava sendo discutido pelo governo de SP desde o ano passado, mas mudanças ocorrem agora em meio a uma crise de segurança no enfrentamento ao crime organizado na Baixada Santista. O secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, já externava uma série de insatisfações com alguns comandantes.
A principal alteração implementada pela gestão Tarcísio gira em torno do subcomandante da PM, coronel José Alexander de Albuquerque Freixo. A troca, considerada incomum na corporação, costuma ocorrer por meio da força da lei resultante do tempo de serviço no posto.