Na noite do último domingo (26) o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) divulgou em suas redes sociais um vídeo em que tenta descredibilizar as pesquisas eleitorais que mostram que seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL) está atrás do candidato do PT, o ex-presidente Lula.
Eduardo Bolsonaro dá a entender que as pesquisas são forjadas. Para exemplificar, ele mostra a última pesquisa feita pela Quaest Consultorial e financiada pela Genial Investimentos. Utilizando de dados disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, o deputado mostra que a pesquisa, que mostra Lula com 46% das intenções contra 30% de Bolsonaro, teria sido feita somente em cidades que o candidato do PT, Fernando Haddad, teria ganhado nas eleições de 2018.
Para ilustrar, Eduardo usa as cidades do Maranhão, como São Luiz, Alcântara e Alto Alegre do Maranhão. Porém, em acesso aos dados, podem-se destacar também cidades em que Bolsonaro foi vitorioso com ampla margem de vantagem, como em Caxias do Sul-RS, em que obteve 75%, e Bento Gonçalves-RS, onde venceu por 81,50%.
Eduardo também mostra um vídeo em que um eleitor do atual presidente aborda uma das pesquisadoras do instituto que, supostamente, havia criticado a família Bolsonaro e elogiado Lula, inclusive mostrando seu crachá e expondo a funcionária.
O deputado também traz ao público de suas redes informações sobre o presidente da Quaest, mostrando que ele seria envolvido com personagens grandes dentro do PT, incluindo a ex-presidente Dilma, ainda em uma tentativa de deslegitimar as pesquisas.
Outra crítica do filho do presidente é contra as pesquisas do Datafolha, que não mostram dados sobre os municípios que são visitados pelos pesquisadores.