Advogados dos presidenciáveis se reuniram com presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (20)
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se reuniu com os advogados das campanhas de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta (20). O encontro teve como objetivo “trazer civilidade, principalmente nas redes sociais” nos últimos dias que antecedem o pleito de 30 de outubro. O clima na reunião foi de cordialidade, com todos os presentes acatando a sugestão de Moraes.
Segundo fontes presentes, Moraes reforçou a necessidade de diminuir a disseminação de notícias falsas e da agressividade entre as campanhas. Os representantes das duas candidaturas, segundo a apuração, sinalizaram positivamente às colocações do ministro e se propuseram manter diálogo até o fim das eleições. Oficialmente, os dois representantes não se manifestaram sobre o encontro.
Mais cedo, durante sessão plenária do TSE, Alexandre de Moraes ressaltou que o TSE tem registrado aumento significativo no número de casos de publicações fraudulentas na internet.
“Houve crescimento de 1671% no volume de denúncias de desinformação encaminhadas pelas plataformas digitais em comparação com a eleição passada”, disse.
O ministro contou que, até o momento, a Corte precisou publicar 130 textos desmentindo publicações ou com esclarecimentos sobre fatos classificados como desinformação. “Não só sobre candidatos, mas também sobre a lisura do processo eleitoral”, completou Moraes.
Ainda de acordo com ele, os episódios de violência política via redes sociais aumentaram em 436% comparado a 2018. “[Por conta disso] o planejamento e combate à desinformação será aprimorado”, finalizou.