Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou uma oferta surpresa de adesão rápida à aliança militar, no fim de setembro, após anexação de territórios pela Rússia
O vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Alexander Venediktov, afirmou nesta quinta (13) que uma possível entrada da Ucrânia na Orgganização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) resultaria em uma terceira guerra mundial.
“Kiev está bem ciente de que tal passo significaria uma escalada garantida para uma terceira guerra mundial”, disse a TASS, citando Venediktov.
“Aparentemente, é com isso que eles estão contando — para criar ruído informativo e chamar a atenção para si mesmos mais uma vez”, continuou.
Venediktov voltou a repetir uma posição do governo russo de que, ao ajudar a Ucrânia, o Ocidente se torna “uma parte direta do conflito”.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou uma oferta surpresa de adesão rápida à aliança militar da Otan no final de setembro, depois que o presidente Vladimir Putin realizou uma cerimônia em Moscou para proclamar as quatro regiões parcialmente ocupadas como terras russas anexadas.