O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse neste domingo (15) que os EUA apoiam a adesão da Finlândia e da Suécia à Otan e que está confiante de que um consenso pode ser alcançado para que todos os membros aprovem uma possível ampliação da aliança militar, inclusive a Turquia.
“Os Estados Unidos apoiariam fortemente um pedido de adesão à Otan por parte da Suécia ou da Finlândia, caso eles decidam se inscrever formalmente”, disse, após uma reunião dos chanceleres dos países membros do grupo em Berlim.
Blinken também afirmou que conversou com seu colega turco sobre as preocupações de Ancara em relação à entrada dos dois países nórdicos no bloco.
“Não quero caracterizar a conversa específica que tivemos com o ministro das Relações Exteriores ou nas próprias sessões da Otan, mas posso dizer o seguinte: ouvi em quase todos os setores um apoio muito forte para Suécia e Finlândia se juntarem à aliança”, afirmou. “Se é isso que eles escolhem fazer, estou muito confiante de que chegaremos a um consenso sobre isso.” (Reuters)