O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está prestes a ganhar um importante aliado na sua batalha pela reeleição à presidência da Casa. Nesta quarta-feira (23), o União Brasil anuncia apoio a ele, que deverá ser reeleito em primeiro de janeiro de 2023.
O União Brasil tem a terceira maior bancada na Câmara, com 59 deputados. A legenda fica atrás apenas do Partido Liberal, que elegeu 99 parlamentares, e do PT, com 68. O PP de Arthur Lira aparece em quarto lugar, com 47 deputados eleitos, seguido do MDB, que elegeu 42 parlamentares.
Após os 513 deputados federais se apossarem de seus cargos pela manhã do dia 1º de janeiro, os partidos precisam formar blocos parlamentares. Isso porque, nesse dia, também estarão em jogo os cargos de vice-presidentes da Câmara, secretários e suplentes. Vale lembrar que o processo de votação só começa com o quórum mínimo de 257 deputados, ou seja, a metade mais 1 da quantidade total de parlamentares.
A apuração dos votos começa pelo cargo de presidência da Câmara. Para ser eleito em primeiro turno, o deputado precisa ter a maioria absoluta dos votos, isto é, 257 deputados votando à favor dele.
Caso isso não ocorra, os dois mais votados disputam o segundo turno para a presidência da Câmara dos Deputados. Se, por ventura, ocorra um empate, assume o candidato com mais idade.