O ex-ministro da Educação e prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) deve apoiar Guilherme Boulos (PSOL) nas eleições e, 2024. A informação foi divulgada pelo blog da Julia Duailibi, no G1, nesta terça-feira (22).
De acordo com o blogo, Haddad admitiu que as conversas entre o partido e Boulos vêm acontecendo desde 2021, no que afirma ser “uma estratégia de fortalecer o campo progressista”.
“Boulos teve um bom desempenho em 2020”, afirmou ao se referir ao desempenho do então candidato do PSOL em 2020, que acabou indo para o segundo turno das eleições municipais na capital paulista.
O blog afirma ainda que o PSOL resistiu à ideia, por avaliar que aceitar um acordo para daqui a dois anos seria muito incerto. Mas que as conversas tomaram outro rumo ao PT aceitar fazer uma manifestação pública sobre o acordo.
De acordo com pessoas envolvidas nas conversas, PT e PSOL ainda debaterão a participação na chapa de Haddad – com vaga de vice ou do Senado.
O PSOL deve formalizar uma federação com a Rede. O objetivo é que os dois partidos consigam fazer uma bancada de cerca de 20 deputados federais – quase o dobro da atual, somadas as duas legendas. Entre os nomes que devem ser lançados pela federação, estão Boulos e Marina Silva (Rede), candidatos por São Paulo, e a ex-senadora Heloísa Helena (Rede), pelo Rio de Janeiro.