Mulheres vão comandar os bancos públicos e senador é confirmado para a chefia da estatal
Nesta sexta (30), o futuro ministro da Fazendo, Fernando Haddad, anunciou os nomes de Tarciana Medeiros para a presidência do Banco do Brasil e de Rita Serrano para presidir a Caixa Econômica Federal.
Segundo Haddad, o nome do novo presidente da Petrobras também deve ser anunciado nesta sexta, sendo o senador Jean Paul Prates (PT) o mais cotado para assumir a cadeira.
— Tenho a honra de apresentar as novas presidentas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Na Caixa Econômica Federal a Rita Serrano, que é uma funcionária da Caixa ha 33 anos, vai assumir a presidência a partir de 1º de janeiro. E no Banco do Brasil pela primeira vez na nossa história vamos ter uma mulher à frente do banco, que é a Tarciana Medeiros, que tem 22 anos de casa. Portanto, 22 anos de Banco do Brasil — disse Haddad.
O ministro disse que as duas conversaram com Lula e estão absolutamente alinhadas com o plano de governo.
— É uma agenda muito desafiadora e ambas estão bastante animadas com as tarefas que foram designadas pelo presidente da República — afirmou.
Brasileiros endividados
Haddad disse ainda que a preocupação imediata é a questão das famílias endividadas.
— O projeto de imediato que teremos que desenvolver nas próximas semanas é o Desenrola, que é a questão das famílias que estão endividadas, famílias de baixa renda, e para as quais a gente deve oferecer uma linha especial de crédito — disse.
Mais cedo, as duas se reuniram com o presidente Lula. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, registrou o momento nas redes sociais. O futuro ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o próximo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, participaram do encontro.
“Muita alegria hoje por participar do momento em que o presidente Lula convidou duas mulheres para presidir dois grandes bancos: Caixa Econômica e Banco do Brasil! Parabéns e sucesso Rita Serrano e Tarsiana Medeiros”, afirmou.
Mulheres no comando
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia anunciado Aloísio Mercadante para o comando do BNDES. Nesta quinta, ele completou a escalação dos seus 37 ministérios.
Na ocasião, afirmou que os bancos seriam comandados por duas mulheres. O petista tenta aumentar a representatividade feminina no seu governo, a maior até agora. No entanto, ainda está longe da paridade.
— Vamos ter uma mulher presidenta da Caixa Econômica Federal e uma mulher presidenta do Banco do Brasil — disse nesta quinta-feira.
Atualmente, a Caixa é presidida por uma mulher, Daniella Marques. Ela assumiu o comando do banco público em junho, após a saída de Pedro Guimarães, que deixou o cargo em meio a denúncias de assédio sexual e moral.
Com ações negociadas na Bolsa de Valores, o BB nunca foi presidido por uma mulher e hoje é chefiado por Fausto Ribeiro.