Maracanã deve receber 68 mil pessoas e ter o recorde de público desta edição do torneio
Nesta quarta (19), às 21h45, Flamengo e Corinthians se enfrentam pela finalíssima da Copa do Brasil, no Maracanã abarrotado de gente. A expectativa é que 68 mil pessoas estejam presentes no palco mais importante do futebol brasileiro.
Se a expectativa se confirmar, será o recorde de público desta edição do torneio. Até agora, o maior público foi nas quartas de final, também no Maracanã, quando o Flamengo e Athletico-PR ficaram no 0 a 0 diante de 65.271 torcedores.
Os dois times buscam conquistar o tetracampeonato da competição, além do prêmio de R$ 60 milhões para o campeão. No primeiro jogo da final, as equipes empataram em 0 a 0 na NeoQuímica Arena, em São Paulo.
Em poucas horas, a torcida rubro-negra esgotou a primeira leva de ingressos, ainda no fim de setembro. Uma carga extra foi colocada à venda neste mês de outubro, novamente vendida rapidamente.
O mesmo aconteceu com os apoiadores alvinegros, que, em pouco mais de duas horas, arremataram os 3.800 ingressos disponibilizados para os visitantes.
O primeiro jogo, realizado na semana passada em São Paulo, terminou em 0 a 0, deixando o confronto em aberto para esta quarta-feira. Na Neo Química Arena, a partida foi disputada, com boas chances para os dois lados, mas ninguém conseguiu balançar as redes e sair em vantagem.
Assim, o Flamengo terá a vantagem de decidir em casa, com maioria absoluta do público presente. O clube fez seu último treino nesta terça-feira (18), no Ninho do Urubu, com a formação que deve entrar em campo: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Vidal, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabriel.
Também na manhã de terça-feira, o Corinthians fez os últimos preparativos, no centro de treinamento Dr. Joaquim Grava, antes de embarcar para o Rio de Janeiro no período da tarde.
O clube paulista deve contar com Cássio, Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Adson, Yuri Alberto e Róger Guedes.
A final da Copa do Brasil consolida o trabalho de dois técnicos, que tentam o primeiro título à frente dos clubes na temporada: Dorival Júnior, contratado em junho pelo Flamengo, e Vítor Pereira, que chegou ao Corinthians no fim de fevereiro.
Logística
Com a expectativa de casa cheia no Maracanã, as ruas no entorno do estádio terão interdições entre 17h30 desta quarta-feira e 1h30 de quinta-feira (20).
Para coordenar o movimento, a prefeitura do Rio destacou 70 agentes, oito veículos operacionais e 14 motocicletas, além do uso de dez painéis com mensagens sobre horários de fechamento e rotas alternativas.
Os órgãos envolvidos na operação e planejamento da partida, como Ministério Público e Polícia Militar, classificaram a final como Bandeira Vermelha, mais alto grau de risco. Diante disso, uma estratégia foi montada para garantir a segurança, mobilidade e o bem-estar de quem for ao estádio.
A PM informou que vai empregar 1.238 agentes no interior e no entorno do Maracanã, já a partir das 14h desta quarta-feira, além da atuação nas principais vias de acesso, estações de transporte público e pontos de concentração de torcedores. Desde essa terça, por exemplo, o policiamento foi reforçado na orla, especialmente em Copacabana, para evitar confrontos entre torcedores e impedir manifestações nas proximidades do hotel onde a delegação do Corinthians ficou hospedado.