O Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), informou nesta quarta-feira (9), que o Estado irá aplicar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19, independente da recomendação do Ministério da Saúde.
A declaração foi realizada durante uma entrevista para a Rádio Eldorado, após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmar que não há previsão para adoção da extensão do ciclo vacinal no país, e que o foco é completar o esquema vacinal de 3 doses.
De acordo com o governador, a hipótese não é só avaliada, mas confirmada pelo Comitê Científico do Estado de São Paulo. “Estamos preparados para iniciar a 4ª dose de reforço, avançando na 2ª dose. Nós já podemos iniciar, em São Paulo, a dose de reforço, seguindo a faixa etária”, explica Dória.
O médico oncologista Drauzio Varella explica que o consenso é que três doses são necessárias. “A quarta dose ainda não existe um consenso. Teve uma experiência em Israel, que mostrou que a nova dose não acrescenta muito na imunização. Nós não temos evidência científicas que as quatro doses são necessárias para completar o esquema vacinal”