Existe a possibilidade de que nenhuma legenda obtenha maioria, tornando incerto quem será o o próximo premiê
Folha de S Paulo – Com a divulgação dos primeiros resultados das eleições na Austrália, projeções da mídia local indicam que o partido do primeiro-ministro Scott Morrison deverá perder a maioria no Parlamento, pondo em xeque a continuidade do seu governo.
Resultados iniciais apontam que tanto a governista Coalizão Liberal, de centro-direita, quanto o opositor Partido Trabalhista, de centro-esquerda, deverão perder assentos para partidos independentes e ambientalistas. Existe a possibilidade de que nenhuma legenda obtenha maioria, tornando incerto quem será o o próximo premiê
“No momento, eu não consigo enxergar a coalizão alcançando a maioria com esses números”, disse o analista da emissora ABC Antony Green. “No momento, a coalizão não tem como conseguir os 76 [assentos]”, acrescentou, mencionando o número necessário para ganhar a maioria no Parlamento, que tem 151 cadeiras.
Morrison, 54, está no poder desde 2018, e busca levar a Coalizão Liberal a um quarto mandato consecutivo à frente do governo. Ele tem como principal adversário o líder da oposição e um dos políticos mais experientes da Austrália, Anthony Albanese, 59, do Partido Trabalhista. As últimas pesquisas disponíveis antes da eleição indicavam uma disputa apertada.
o que você precisa saber:
• Os australianos votarão em todas as cadeiras da Câmara dos Deputados e em pouco mais da metade dos assentos no Senado
• Um partido precisa conquistar pelo menos 76 das 151 cadeiras da Câmara para formar um governo majoritário. Se o número não for atingido, a legenda deve tentar ganhar o apoio de parlamentares independentes ou de partidos menores
• O voto é obrigatório na Austrália para maiores de 18 anos. Mais de 17 milhões de pessoas poderão ir às urnas