O governo de Alagoas anunciou nesta sexta-feira (25) a transferência do feriado estadual do Dia do Evangélico, originalmente marcado para o dia 30 de novembro (quinta-feira), para o dia 1º de dezembro (sexta-feira). A decisão impactará o funcionamento das repartições públicas estaduais, que estarão abertas normalmente na quinta-feira, mas sem expediente na sexta-feira.
A mudança, conforme explicado pelo governo, está em conformidade com a legislação que instituiu o Dia do Evangélico. De acordo com essa legislação, se o dia 30 de novembro coincidir com uma terça-feira, o feriado será antecipado para a segunda-feira, ou se ocorrer em uma quinta-feira, como neste ano, o feriado será adiado para a sexta-feira subsequente.
É importante ressaltar que a medida não afetará os serviços essenciais, tais como os relacionados à saúde, segurança pública e assistência social, que continuarão operando normalmente durante o feriado.
O Dia do Evangélico foi instituído por meio de um Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa (ALE) em 2014. Contudo, somente em 2018 é que passou a integrar oficialmente o calendário de feriados estaduais. A mudança na data deste feriado reforça o compromisso do governo em seguir as diretrizes legais, proporcionando uma adequada organização no calendário de atividades do estado.