Avaliação do início do terceiro mandato do petista é melhor do que a de Jair Bolsonaro
Estadão | O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é bom ou ótimo para 41% dos brasileiros, segundo pesquisa Ipec divulgada pelo jornal O Globo neste domingo, 19. O mesmo levantamento aponta que 24% dizem que o governo é ruim ou péssimo, e 30% avaliam como regular.
A avaliação do início do terceiro mandato de Lula é melhor do que a de Jair Bolsonaro (PL), seu antecessor. Em março de 2019, Bolsonaro era avaliado positivamente por 34% da população, sete pontos porcentuais a menos do que Lula — 24% reprovavam o então presidente.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, avaliou a pesquisa Ipec sobre a aprovação do governo Lula como “muito positiva”. “Considerando as péssimas condições em que o governo Lula recebeu o país, inclusive com a Administração Pública destruída e ‘aparelhada’ por ideologias exóticas, penso que a pesquisa Ipec foi muito positiva. Minha avaliação é de que a tendência é a melhoria dos índices”, escreveu o ministro em postagem no Twitter.
A pesquisa mostra que o Nordeste, única região onde Lula foi o mais votado no segundo turno contra Bolsonaro, é o lugar em que o petista tem seu maior porcentual de aprovação: 53% de ótimo ou bom.
Já a maior rejeição ao governo está no Centro-Oeste e no Norte: são 31% os que reprovam a atual administração. No Sudeste, onde vivem quatro em cada dez brasileiros, 36% têm percepções positivas, contra 26% que pensam o oposto.
Entre aqueles que dizem ter votado no ex-presidente Bolsonaro, 36% avaliam agora o governo de Lula como regular, e 54% reprovam.