Em entrevista exclusiva à CNN, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, diz que tarifa de energia pode ter redução de 7%
CNN – O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou que o governo busca redução na conta de energia elétrica. Sachsida foi entrevistado, com exclusividade, pela analista de Política da CNN Renata Agostini.
Segundo ele, a redução do ICMS, por meio da medida aprovada pelo Congresso, possibilitará, de acordo com cálculos da pasta, uma diminuição de 7% na tarifa de energia.
“A medida que tomamos com o Congresso Nacional, essas medidas diminuíram o ICMS, ou seja, a tributação da energia, mas diminuiu também a base de cálculo. O que isso quer dizer? Quando a redução da base de cálculo estiver implementada, as nossas contas sugerem uma redução de 7% na tarifa de energia”.
Questionado sobre as ações que o governo pode tomar caso não consiga chegar a um acordo sobre a implementação da medida do ICMS com os estados, o ministro afirmou que “o governo não vai forçar, mas a lei é clara, você precisa implementar essa redução na base de cálculo da tarifa de energia”.
Sobre a política de preços da Petrobras, Sachsida disse que o governo não interfere nos preços praticados pela empresa.
“Para que mudar política de preço da Petrobras? A política de preço da Petrobras é dela. Ela é livre para fazer o que bem entender. O governo não interfere em preço. Nós não cometemos erros do passado”.