Das 300 bolsas de sangue necessárias diariamente, na sexta-feira (18), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) contava apenas com 83, o que representa 27,6% do percentual mínimo. Diante desta realidade, o órgão apela novamente por doações e abre as Unidades Maceió e Arapiraca neste sábado (19), além de realizar coleta externa.
Em Maceió, o Posto de Coleta do Hemoal, situado no bairro Trapiche, funciona neste sábado (19) das 7h30 às 17h. Já em Arapiraca, o Posto de Coleta localizado no bairro Centro, abre das 7h às 12h e das 13h às 16h, além de captar doadores na Igreja Santa de Jesus Cristo, situada no bairro Brasiliana, no horário das 7h às 12h e das 13 às 16h.
“Das oito tipagens sanguíneas do Grupo ABO, todas estão com estoque crítico. Devido ao aumento de casos de Covid-19, tivemos aumento da demanda transfusional, porque muitos pacientes internados necessitam de sangue. Além disso, temos que atender aos casos de emergência e as cirurgias eletivas, o que tem aumentado nosso consumo”, explica a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.
Além disso, segundo a gerente do Hemoal, as pessoas que testaram positivo para a Covid-19, devem aguardar uma quarentena de 14 dias, contados após a recuperação da doença. “E com o aumento de infectados pelo novo coronavírus, automaticamente há redução do número de voluntários que comparecem aos nossos postos de coleta, seja na capital ou no interior”, ressalta.
No caso dos voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se o voluntário foi vacinado com a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, no caso dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.
Além de estar usando máscara, o candidato à doação de sangue deve ter boa saúde e idade entre 16 e 69 anos. Também é necessário ter no mínimo 50 quilos e comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto.
“Quanto aos voluntários que possuem menos de 18 anos, é obrigatório comparecer ao Hemoal acompanhado dos pais ou responsáveis legais. É importante ressaltar que, se o candidato comparecer ao posto de coleta sem o acompanhante legal e seus documentos, a doação de sangue não será autorizada”, enfatiza a gerente do Hemoal.
Impedimentos – Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), os voluntários que contraíram hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam proibidos de doar sangue. Com relação à doação de sangue feminina, é proibida, apenas, se a mulher estiver grávida ou amamentando”, salienta Verônica Guedes.