Em torno de 30 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas. Investigações iniciais apontam que houve vazamento de gás.
Na manhã desta sexta (6), o Hotel Saratoga, no centro de Havana, Cuba, sofreu uma grande explosão, informou a mídia cubana. Segundo o governo de Cuba, oito pessoas morreram na tragédia. O hotel fica localizado no centro de Havana.
Cerca de 30 pessoas ficaram feridas na explosão e foram encaminhadas para hospitais próximos após os primeiros socorros no local. As crianças de uma escola ao lado do hotel foram retiradas, segundo o portal Cubadebate.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/w/s/j6RhwcTeq18zyQxxe36g/saratoga.jpg)
O gabinete do presidente afirma que as primeiras investigações levantaram a hipótese de um vazamento de gás, mas ainda não se sabe a causa da explosão. Segundo um repórter do canal Habana, uma empresa de gás faria um serviço de manutenção no hotel antes da explosão.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, foi até o local após a explosão, acompanhado do primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz e o presidente do parlamento Esteban Lazo. Depois ele foi até o hospital Hermanos Ameijeras, para onde foram encaminhados alguns dos feridos.
O Saratoga, gerido pelo Hotel Saratoga SA Mixed Company, foi inaugurado como um hotel boutique. Ele tem 96 quartos, além de bares e restaurantes. É um dos mais luxuosos de Havana. Tem uma piscina com vista panorâmica, o que levanta questões sobre a estabilidade do que resta do edifício.
É um prédio de estilo neoclássico construído em 1880 no centro histórico de Havana. Em 1935, já era considerado um dos principais hotéis da cidade, segundo informações do Departamento de Patrimônio Arquitetônico.