Principal índice da B3 encerrou aos 111.889,88 pontos, enquanto a moeda norte-americana desvalorizou 1,23%
CNN – O dólar fechou em queda de 1,23%, cotado a R$ 4,761, nesta quinta-feira (26), após investidores repercutirem a divulgação da revisão do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no primeiro trimestre. A moeda norte-americana encerrou no valor mais baixo desde 20 de abril (R$ 4,618).
O resultado reforçou apostas de que o Federal Reserve, o banco central do país, não será tão agressivo no ciclo atual de alta de juros para não desacelerar excessivamente a economia e gerar uma recessão. Com isso, o impacto do processo seria menor, o que é positivo para as bolsas norte-americanas e outros mercados, como o brasileiro.
Já o Ibovespa encerrou em alta de 1,18%, aos 111.889,88 pontos, impactado pelos dados econômicos dos Estados Unidos. O índice de preços PCE dos EUA mostrou incremento de 7% no primeiro trimestre, por exemplo, e os pedidos de auxílio-desemprego no país somaram 210 mil na semana passada, redução de 8 mil e menos que a estimativa do mercado de 215 mil, segundo pesquisa da Reuters.
O mercado repercute ainda a divulgação na véspera da ata da última reunião do Federal Reserve. A ata trouxe poucas novidades em relação aos próximos passos do ciclo de alta de juros do país e de redução do balanço de compra de títulos pela autarquia.
Como já sinalizado antes, a maioria dos membros do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do Fed julgou que altas de 0,5 ponto percentual nos juros em junho e julho seriam apropriadas.