Estadão | A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou, por meio de projeções, que a Índia ultrapassou a China. em tamanho de população durante este mês de abril. Com isso, a Índia se torna o país mais populoso do planeta e tira o reinado chinês que durava desde 1950, quando começou a contagem da ONU.
Segundo os demógrafos das Nações Unidas, a liderança indiana será possível em virtude do encolhimento da população chinesa, que chegou a um ápice de 1,426 bilhão de pessoas no ano passado e desde então começou a encolher, já que estão nascendo menos pessoas do que morrendo no país. Agora, a estimativa é de que a Índia tem 1,428 bilhão de habitantes enquanto a China tem 1,425 bilhão de habitantes.
No entanto, a ONU não confirma a data exata de quando aconteceu a ultrapassagem. “O momento exato desta ultrapassagem não é conhecido e jamais será”, diz o diretor da divisão de Demogafia da ONU, John Wilmoth. “Existem muitas incertezas sobre os dados.”
Com isso, a lista de países mais populosos do mundo passará a ter um novo top 10, composto ainda por Estados Unidos, Indonésia, Paquistão, Nigéria, Brasil, Bangladesh, Rússia e México.