“Esta conta publicou repetidamente informações falsas”, diz a plataforma; perfil da atriz já havia sido alvo de notificação
Poder360 – O Instagram sinalizou o perfil da atriz e ex-secretária de Cultura Regina Duarte como disseminador de desinformação. A plataforma está exibindo um alerta para os internautas que desejam seguir o perfil da artista dizendo que a página não é confiável.
“Tem certeza que deseja seguir Regina Duarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”, alerta a rede social.
Regina Duarte costuma publicar diversas notícias classificadas como falsa por agências de checagem. O Instagram afirmou que não é primeira vez que a plataforma emite alertas sobre o perfil da atriz. A rede social fez o mesmo em outubro do ano passado.
Na quinta-feira (2), Regina pediu desculpas depois de compartilhar o discurso do vereador Sandro Fantinel (sem partido), de Caxias do Sul, que questionou a repercussão do resgate de empregados em condição análoga à escravidão e criticou trabalhadores baianos.
Ela se desculpou por endossar a declaração considerada preconceituosa e afirmou que não tem “embasamento suficiente” para falar do assunto: “A partir das interpretações que fui recebendo a respeito do meu post com a fala do vereador Sandro Fantinel, tenho buscado mais informações sobre o caso das vinícolas gaúchas e volto agora para um pedido de desculpas por ter abordado um assunto de que não tenho embasamento suficiente. Quem me conhece e me segue aqui sabe que não seria nunca do meu feitio apoiar xenofobia, preconceito e injustiça social”, afirmou.
Secretaria de Cultura
Em 2020, Regina ficou 3 meses na secretaria de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL). Depois disso, passou a colecionar episódios contraditórios.
Durante a pandemia, a atriz compartilhava posts que colocavam em dúvida a eficácia da vacina contra o coronavírus. Em novembro de 2021, criticou o Dia da Consciência Negra e foi alvo de críticas.