Conexão Política | A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Índia, onde acontece o encontro do G20, que reúne as 20 maiores economias globais, tem gerado polêmica e críticas. Lula foi à Índia sem fazer nenhuma visita presencial ao Rio Grande do Sul, que desde a última segunda-feira (4) sofre com fortes chuvas no estado e a passagem de um ciclone extratropical, resultando em mortes, feridos, desaparecidos, desalojados e desabrigados.
Isso provocou críticas tanto de opositores como de apoiadores do governo, incluindo políticos, influenciadores e ativistas. A primeira-dama Janja também foi alvo de repúdio ao usar as redes sociais para mencionar que teria muito tempo para ‘tuitar’ durante a viagem ao G20, enquanto a tragédia ocorria no estado gaúcho. O post foi feito sob descrições de risos.
Além disso, ao chegar na Índia, Janja registrou seu desembarque de forma efusiva, sugerindo que alguém teria que segurá-la devido à música indiana ao fundo. O comportamento também recebeu enxurrada de críticas por ser insensível diante dos desastres ocorrendo no Brasil.
Agora, um novo assunto surgiu nas redes sociais: a ausência de Janja em uma foto tirada pelo correspondente Sidhant Sibal, que cobre o G20. Em uma das publicações, Sibal fez o registro de um encontro entre as primeiras-damas dos conferência internacional. Na legenda, ele fez a seguinte descrição. “As primeiras-damas tiveram seu próprio programa em Delhi enquanto a cúpula do G20 estava acontecendo hoje”, externou ele.