Asiáticos lutam até o final e conquistam gols que fazem o time renascer na Copa
Nesta sexta (25), na abertura da segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, o Irã derrotou o País de Gales por 2 a 0 em uma partida heroica dos asiáticos no estádio Ahmad Bin Ali Stadium, em Al Rayyan, no Qatar. Os dois gols saíram nos acréscimos do segundo tempo.
Com o resultado, o Irã conquista três pontos e se iguala à Inglaterra, que ainda joga nesta sexta (25), às 16h, contra os EUA, e pode ser a primeira classificada às oitavas. Gales fica em zona perigosa, com apenas um ponto.
No primeiro tempo, Gales tentou controlar o jogo tocando a bola pacientemente e procurando espaços. Irã esperava erros para contra-atacar. Eles não faltaram: os galeses sofriam para armar jogadas. Tinham a posse, mas não criaram grandes chances.
Por outro lado, iranianos tinham dificuldade em encaixar um contra-ataque.
A equipe só começou a se impor mesmo na segunda etapa: dominou a partida e lutou durante os 56 minutos. Parou na trave em duas oportunidades. Gales perdeu a posse e não reagia, parecia só observar os iranianos jogando.
No final, veio a primeira expulsão da Copa: o goleiro Wayne Hennessey saiu da área disputar um lançamento asiático e atingiu Taremi com chute no rosto. Com ajuda do VAR, o árbitro mostrou o vermelho, deixando galeses em apuros.
Irã não desistiu e, amassando a defesa de Gales dentro da área, aos 53 minutos da segunda etapa, Rousbeh Cheshmi marcou o primeiro gol de fora da área desta edição da Copa do Mundo. Galeses despencaram no gramado.
A partir daí, virou passeio. Iranianos roubaram a bola em meio ao desespero dos adversários e, antes de o jogo terminar, fizeram o segundo, aos 56, com Ramin Rezaeian.
O último jogo dos iranianos será contra os americanos, na terça-feira (29), às 16h, enquanto galeses terão que vencer seus vizinhos ingleses no mesmo dia e horário para continuar sonhando com a Copa.