O prefeito estuda a criação da Secretaria do Meio Ambiente e a reformulação da Pasta
A reforma administrativa no Executivo de Maceió já começou. O prefeito JHC exonerou, na última quarta (18), o secretário de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Pedro Vieira.
Pedro foi secretário de Educação e prefeito “tampão”, eleito indiretamente para a vaga deixada por João Sampaio (que já havia assumido no lugar de Guilherme Palmeira). Prefeito de Maceió entre março e dezembro de 1992, ele se tornou conhecido por “cercar” as praças de Maceió e chegou a disputar o governo do Estado.
Pedro mantém relacionamento de muita proximidade com o prefeito e sua família e sua exoneração foi recebida com naturalidade. Ele abre espaço para que JHC inicie a reforma, ampliando sua base política e continua dentro do grupo e a disposição para outras missões.
“Ele reagiu com tranquilidade e agradeceu ao prefeito pela confiança, se colocando a disposição para ajudar JHC seja dentro ou fora da gestão”, aponta um influente interlocutor do prefeito.A secretária-adjunta da pasta, Sebastiana Cheila Belarmino de Mendonça, passa a responder pela Secretaria até a nomeação de um novo secretário.
A Sedet deve passar por alterações na sua estrutura. O prefeito JHC estuda a criação da Secretaria do Meio Ambiente e a reformulação da Pasta, o que reforçou a necessidade troca na gestão.
A reforma que começou pela Sedet deve chegar a outras Pastas. A expectativa é que sejam criadas até 5 novas secretarias nos próximos dias, além da extinção ou fusão de vários órgãos. A partir da nova estrutura, JHC deve ampliar espaços para vereadores de Maceió e outros grupos políticos. Mas essa é outra história.