O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (29), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não aponta soluções para resolver a alta nos preços dos combustíveis e que a única coisa que ele fala é em vender a Petrobras e as empresas estatais.
“A única coisa que ele fala é vender. Vender a Petrobras, Eletrobras, o gasoduto, o Banco do Brasil, o BNDES”, disse Lula, em entrevista à Radio Jornal, de Pernambuco.
A critica de Lula refere-se à extensa agenda de privatizações de empresas defendida por Bolsonaro desde o início de seu mandato e orientada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Durante a entrevista, o ex-presidente voltou a utilizar a expressão de “abresileirar” o preço dos combustíveis.
“A Petrobras ela faz prospecção de petróleo em real. A Petrobras, ela constrói, ela financia a construção de navio petroleiro em real. A Petrobras paga o salário dos seus trabalhadores em real. Então não existe nenhuma explicação de um preço internacionalizado”, defendeu Lula. “Isso não é explicável para opinião pública brasileira. E você sabe quanto você pagava num litro de gasolina para colocar no teu carro em Brasília? Apenas dois reais e sessenta centavos”, disse Lula.
“O preço pode ser em função da nossa realidade. E é isso que nós vamos fazer. Pode se preparar que você vai encher o tanque do seu carro com o preço da gasolina em real. Em função da nossa realidade. Nós já provamos que isso é possível. A Petrobras era grande”, finalizou.