Petista disputará o segundo turno contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL)
O ex-presidente Lula (PT) declarou, após a finalização da apuração dos votos neste domingo (2) e com a confirmação de um segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que iniciará sua campanha já nesta segunda (3).
Será a primeira vez que o pleito será decidido entre dois nomes que já foram presidentes do país e será o sétimo segundo turno em nove eleições diretas para presidente desde a redemocratização.
“Então, é o seguinte: a partir de amanhã tem campanha. Que me desculpem os jornalistas, vocês vão ter que trabalhar um pouco mais. Que me desculpem os nossos companheiros, partidos aliados. Nós vamos ter que viajar mais, vamos ter que fazer mais ato público, mais comício, mais debate. Vamos ter que conversar mais com as pessoas e vamos ter que convencer a sociedade brasileira daquilo que nós estamos propondo”, afirmou.
De acordo com o calendário do TSE, os candidatos podem voltar a fazer campanha às 17h da segunda-feira (3), 24h após o encerramento da votação do primeiro turno. As campanhas podem pedir voto até o dia 28.
No próximo dia 7, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV também retornará à programação e ficará no ar até o dia 28.
Segundo Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ficará responsável por buscar apoio de outros presidenciáveis que disputaram o pleito neste ano.
“Eu acho que a nossa presidenta tem uma tarefa importante que vai conversar com as outras forças políticas que disputaram as eleições e é o seguinte: a luta continua até a vitória final. Esse é o nosso lema. Nós esperamos contar com o apoio e a solidariedade de cada um de vocês no trabalho incansável que vocês fazem de correr atrás dos candidatos”, expôs.