O Antagonista | O presidente Lula trabalha para tentar acomodar o ex-ministro da Fazenda dos governos Lula e Dilma Rousseff Guido Mantega no conselho de administração da Vale. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
A Vale foi privatizada há 26 anos. O arranjo ocorre às vésperas da sucessão na companhia. A ideia de Lula seria acomodar Mantega na vaga destinada à Previ no conselho de administração da Vale.
O arranjo federal também incluiria a recondução do atual presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo.
“O governo, que ainda tem influência na empresa, concorda em manter Bartolomeo na presidência e renovar o seu mandato por mais um ano, até abril de 2025. Mantega, cujo nome Lula tentou emplacar para dirigir a Vale no ano passado, seria então acomodado em um dos assentos da Previ no conselho de administração. Apoiar uma recondução de Bartolomeo não é o desejo da Previ e, por isso, o arranjo governista é uma tentativa de acordo para contemplar os interesses dos demais sócios na companhia”, informou o jornal nesta terça-feira, 16.
“A fórmula que inclui Mantega e Bartolomeo deseja acomodar ainda um nome da Cosan, que também é acionista da Vale, no comando da companhia. O intento é colocar Luis Henrique Guimarães no grupo de executivos que administram a Vale, possivelmente como um dos vice-presidentes, ainda que ele tenha estatura para ser o titular”, acrescenta o Estadão.
Mantega foi inabilitado em 2016 de assumir cargos públicos pelo Tribunal de Contas da União por conta de sua participação nas “pedaladas fiscais” do governo Dilma Rousseff. A decisão, porém, foi suspensa no ano passado por determinação do TRF-1.