Objetivo é que senadora do MDB seja a candidata da ‘terceira via’, grupo ao qual pertencem os dois partidos e o PSDB. Mas tucanos adiaram decisão porque uma ala defende candidato próprio.
Nesta terça (24), as executivas nacionais do MDB e do Cidadania, separadamente, irão se reunir para aprovar ou não o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência da “terceira via”.
O PSDB, que também faz parte do grupo e que teve João Doria como o pré-candidato escolhido nas prévias, porém desistiu ontem (23), adiou sua reunião que aconteceria nesta terça também. O motivo é a divisão interna no partido — uma ala quer se integrar à candidatura única da terceira via e outra insiste em lançar candidato próprio.
Os presidentes dos três partidos tomaram a decisão de escolher o nome de Tebet na última quarta. A avaliação é de que a senadora é mais competitiva e tem potencial de crescimento, segundo pesquisa encomendada pelas legendas.
Desde fevereiro, os MDB, PSDB e Cidadania negociam uma candidatura unificada para fazer frente a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2022. As negociações chegaram a contar com a participação do União Brasil, que desembarcou do grupo no último dia 4.
No MDB, a avaliação é que a saída de Doria da disputa minimizou a discussão interna e ajudou a fortalecer a candidatura de Simone Tebet em setores contrários à senadora – parlamentares do Nordeste, principalmente, defendem o apoio a Lula.
Pré-candidato ao Senado e um dos vice-presidentes do MDB, Washington Reis (RJ) afirmou que o encontro da Executiva nesta terça deve reunir os dirigentes estaduais do partido para confirmar a escolha de Tebet.
“Há previsão de que seja discutida a pré-candidatura da Simone e, então, confirmarmos a candidatura dela. Devemos homologar a candidatura da Simone”, declarou.
O Cidadania, que vai integrar uma federação com o PSDB, também espera confirmar o apoio à senadora.
Um dos vice-presidentes da legenda, o deputado federal Rubens Bueno (PR), disse acreditar que há maioria pela escolha de Simone Tebet como candidata da eventual coligação MDB-PSDB-Cidadania.