Relatos de que soldados russos teriam recebido altas doses de radiação enquanto estavam no local ainda não foram confirmados.
De acordo com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, o governo da Ucrânia informou à agência que as tropas russas deixaram a central nuclear de Chernobyl por medo da radiação.
Grossi conversou com o diretor-geral da Companhia Estatal de Energia Nuclear russa. Alexey Likhachev, e com altos funcionários do governo ucraniano antes de divulgar as informações durante entrevista coletiva, nesta sexta-feira (1).
Segundo comunicado oficial da AIEA, Grossi pretende liderar uma missão de assistência e apoio à central nuclear de Chornobyl o mais rápido possível. Será a primeira de uma série de tais missões de segurança e proteção nuclear para a Ucrânia.
Grossi também disse que a AIEA ainda não conseguiu confirmar relatos de que soldados russos teriam recebido altas doses de radiação enquanto estavam na Zona de Exclusão em Chernobyl.