Manifestantes se reúnem em frente à prefeitura da cidade ucraniana
Poder 360 | Centenas de pessoas protestaram neste sábado (12.mar.2022) em Melitopol, cidade do sul da Ucrânia. Os manifestantes pediram a soltura do prefeito Ivan Fedorov, capturado na 6ª feira (11.mar) por forças russas.
Vídeo publicado nas redes sociais mostra os presentes gritando “libertem o prefeito” e “Fedorov”.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou na 6ª feira (11.mar) que Fedorov havia sido levado pelos russos.
“A captura do prefeito de Melitopol é um crime não apenas contra uma determinada pessoa. Não apenas contra uma determinada comunidade. E não só contra a Ucrânia. Isso é um crime contra a democracia como tal”, declarou.
Zelensky afirmou que Fedorov é “um prefeito que defende corajosamente a Ucrânia e o povo de sua comunidade”. Segundo o líder ucraniano, a captura “é um sinal da fraqueza dos invasores” russos.
“Eles não encontraram nenhum apoio em nossa terra, embora contassem com isso. Porque há anos eles mentiam para si mesmos que as pessoas na Ucrânia estavam supostamente esperando a chegada da Rússia.”
Os conflitos entre Ucrânia e Rússia entram no 17º dia neste sábado. Segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido, há ataques a noroeste de Kiev. A maior parte das forças terrestres russas está a 25 quilômetros do centro da capital ucraniana.
“Além de Kiev, as cidades de Kharkiv, Chernihiv, Sumy e Mariupol permanecem cercadas e continuam a sofrer fortes bombardeios russos”, declarou o órgão britânico.