Camilo Santana afirmou que políticas públicas adotadas em alguns estados podem ser a solução para melhorar índices educacionais
Durante entrevista para o Bom Dia Ceará, da TV Globo, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o objetivo do Ministério é fortalecer a educação básica no país. Segundo ele, 64% das crianças que iniciam o ensino fundamental no Brasil não completam o ensino médio.
“O presidente Lula tem colocado que uma de suas prioridades nesse terceiro mandato é o ensino básico. Hoje apenas um terço das crianças brasileiras aprendem a ler e a escrever ao fim do segundo ano do ensino fundamental e a distorção vai aumentando. Apenas 64% dos jovens que entram no ensino fundamental terminam o ensino médio no Brasil”, afirmou.
Por conta disso, Santana confirmou que já existe um projeto de fortalecimento da educação básica, que já foi apresentado e aprovado pelo presidente Lula (PT), em que estados e municípios terão papel central em sua implementação.
“Um dos programas, um dos pilares (fortalecer o ensino básico), compromisso do presidente, compromisso nosso do Ministério da Educação. Já está formatado o programa, o presidente já conhece. Agora estamos discutindo com os secretários estaduais de educação, os municipais. Esse programa tem o empoderamento e protagonismo de estados e municípios. É lá que acontece, quem executa as políticas públicas”, confirmou o ministro.
Camilo Santana deu exemplos de políticas públicas voltadas para a educação implantadas em estados brasileiros, como no Ceará, que tem tido protagonismo em provas e olímpiadas educacionais, como espelhos para se adotar uma grande política pública nacional.
“Não precisamos inventar a roda, temos experiências no Brasil, como no caso do Ceará, pelos resultados que o Ceará alcançou em nível nacional, o reconhecimento. Queremos transformar essa política que foi implantada em alguns estados, em uma grande política nacional”, completou.