O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, recebeu nesta terça-feira (3), o presidente do Congresso Nacional e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na sede do STF.
A reunião aconteceu em meio a uma tensão entre o governo federal e o Poder Judiciário. De acordo com o colunista do G1, Valdo Cruz, o ministro procurou o Senado para amenizar contornar a crise com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na semana passada, no dia 27 de abril, o presidente Jair Bolsonaro disse que as Forças Armadas sugeriram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma apuração paralela de votos pelos militares nas eleições deste ano. Bolsonaro costuma atacar o sistema eleitoral e as urnas, mas nunca apresentou provas de irregularidades.
Autoridade e especialistas sempre ressaltam que as urnas são seguras e os votos são auditáveis. Bolsonaro é investigado em um inquérito no STF por disseminar fake news sobre as urnas eletrônicas.
Um dia depois da declaração do presidente da República, em 28 de abril, Rodrigo Pacheco afirmou em uma rede social que “não tem cabimento levantar a menor dúvida sobre as eleições no Brasil” e que “o Congresso Nacional é o guardião da democracia”.
Outra tensão que paira a relação entre Bolsonaro e o STF iniciou após ele dar um indulto ao deputado bolsonaristo Daniel Silveira (PTB-RJ), que havia sido condenado pelo tribunal a 8 anos e 9 meses.