No Residencial Amazonas, 24 apartamentos foram interditados
g1 AL – Há mais de um ano, os moradores de quatro residenciais no Rio Novo se sentem isolados e com medo por causa do afundamento do solo na região. Vários blocos do Residencial Vale dos Amazonas estão com rachaduras. No total, 24 apartamentos foram interditados pela Defesa Civil. A rua que eles utilizam para entrar e sair é de barro e, se chover, fica difícil passar no local.
O problema começou em 2022 e vem se agravando desde então. Até o momento não há nenhum estudo que indique que a situação no Rio Novo tem relação com as rachaduras e o afundamento do solo que atingiram quatro bairros da capital em 2018.
A rua que dá acesso aos residenciais afundou e, assim como os apartamentos, também precisou ser interditada. A estrada que a prefeitura de Maceió improvisou para os moradores terem acesso ao residencial é de barro, com terrenos desocupados dos dois lados.
Não há nenhum tipo de iluminação e durante à noite, não dá para ver nada. Durante o caminho da estrada, há um ponto crônico de descarte de lixo, onde há até animal morto. Os moradores dizem que ficam com medo de andar à noite no local.
“Com o risco aqui, não passa nada, nem carro por aplicativo, nem ambulância e nem a polícia. Estamos aqui isolados e a tendência é piorar. O povo vem aqui, engenheiros e vão embora e não fazem nada”, disse o morador Leopoldo Calheiros.
O que dizem os responsáveis
A Superintendência de Iluminação Pública de Maceió informou à TV Gazeta que vai enviar uma equipe para a região e executar os serviços necessários.
Já a Secretaria de Infraestrutura de Maceió disse que tem realizado serviços de manutenção de vias na região, mas que cabe à construtora responsável pela obra a solução definitiva do problema. Segundo a secretaria, essa responsabilidade está definida e de acordo com o Ministério Público Federal.
A BRK Ambiental informou que tem seguido as determinações do MPF e disponibiliza equipes diárias para fazer o monitoramento da região com o objetivo de identificar as causas do fenômeno no local.