Em reunião no Palácio do Planalto, Lula falou que propostas de política pública precisam ser acordadas antes de anunciadas
Durante uma reunião ministerial realizada nesta terça (14), no Palácio do Planalto, o presidente Lula (PT) avisou aos chefes das pastas que toda política pública precisa, necessariamente, passar pela Casa Civil e seu ministro, Rui Costa, antes de ser anunciada publicamente.
“Não podemos correr o risco de anunciar algo que não vai acontecer. Minha sugestão é que ninguém anuncie nada, absolutamente nada, que seja novo sem passar pela Casa Civil”, declarou o presidente.
Lula também disse que a Casa Civil está pronta para atender as ideias dos ministros e dar sequência às políticas públicas para o país. Segundo o presidente, as propostas só se tornarão políticas pública após discussão no governo.
“Todas as propostas de ministros deverão ser transformadas em propostas de governo e só serão transformadas quando todo mundo souber o que vai ser decidido. Por isso é importante que, antes de anunciar, [o ministro] faça uma reunião com a Casa Civil.”
Em relação às medidas anunciadas pelo governo, Lula afirmou ter “certeza que mesmo aquilo que nós não conseguimos anunciar, vamos anunciar em breve, porque está todo mundo trabalhando para criar as condições dos anúncios que nós queremos fazer para a sociedade brasileira”.
Ainda sobre isso, declarou que novas políticas públicas serão criadas para contemplar as pessoas que não têm direito ao Bolsa Família ou a outras medidas do governo.
Além do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), também estavam presentes na reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Lupi (Previdência Social), Simone Tebet (Planejamento), Luiz Marinho (Trabalho), entre outros.