Renan Filho, ministro dos Transportes, nomeou irmão de Paulo Dantas para cargo na pasta; o governador de Alagoas, em janeiro, nomeou tio do ministro para cargo no governo estadual
Em janeiro, assim que o governador Paulo Dantas (MDB) tomou posse no cargo, logo nomeou Robson Calheiros para diretor-presidente do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). O ex-vereador de Maceió teve seu nome publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
Acontece que o sobrenome Calheiros não é mera coincidência. Robson é irmão do senador Renan Calheiros (MDB) e tio do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
Pois agora, em fevereiro, parece que o favor foi trocado.
Renan Filho nomeou Luiz Antonio Suruagy do Amaral Dantas para chefiar a Assessoria Internacional do Ministério dos Transportes. E não, o sobrenome Dantas também não é coincidência. Luiz Antonio é irmão do governador de Alagoas, Paulo Dantas.
O cargo de chefe da assessoria internacional costuma ser ocupado por diplomatas de carreira, enquanto que o irmão de Paulo Dantas é um oficial de chancelaria do Itamaraty.
Esses movimentos, com um mês de diferença entre eles leva a algumas pessoas levantar a suspeito do cometimento de nepotismo cruzado, que é quando um agente público nomeia uma pessoa ligada a outro agente público, enquanto que a segunda autoridade nomeia uma pessoa ligada por vínculos de parentescos ao primeiro agente, como troca de favores, também entendido como designações recíprocas.
O Decreto de nº 7.203 de 4 de junho de 2010 veda o nepotismo dentro da esfera dos órgãos e entidades da administração pública federal, direta ou indiretamente. O Ministério dos Transportes está incluído neste decreto como um órgão federal.