Este é o quarto título da equipe na competição nacional
CNN | O Flamengo venceu o Corinthians, por 6 a 5, nas penalidades máximas, nesta quarta-feira (19), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e se sagrou campeão da Copa do Brasil pela quarta vez. No tempo normal, a partida terminou empatada em 1 a 1.
A equipe rubro-negra receberá R$ 60 milhões pelo título. Já os alvinegros ganharão R$ 25 milhões pelo vice-campeonato.
Anteriormente, os cariocas conquistaram a competição nas edições de 1990, 2006 e 2013.
Na ida, no dia 12 de outubro, na Neo Química Arena, as equipes empataram em 0 a 0. A data ficou marcada pelo recorde de público do estádio, em sua atual estrutura, sem as arquibancadas móveis da Copa do Mundo de 2014, com 47.031 torcedores.
O jogo
Com passe de Everton Ribeiro, Pedro abriu o placar chutando cruzado na saída do goleiro Cássio, aos seis minutos da primeira etapa.
Arrascaeta chegou a ampliar, aos 32 minutos. Entretanto, o assistente marcou impedimento após visualizar Gabriel Barbosa adiantado durante o passe de Pedro no começo da jogada. A decisão foi ratificada pelo árbitro de vídeo.
Aos 16 minutos da segunda etapa, Éverton Ribeiro aproveitou uma sobra de bola na área e marcou o que seria o segundo gol. Mas, novamente, houve invalidação por impedimento.
Aproveitando rebote na área, Giuliano chutou forte e empatou a partida aos 36 minutos. A torcida foi ao delírio e ascendeu sinalizadores, que causaram a interrupção da partida.
Estiveram presentes no estádio 68.907 pessoas.
Penalidades máximas
Fábio Santos marcou o primeiro para o Corinthians. Cássio defendeu a cobrança de Filipe Luís. Giuliano converteu em seguida. David Luiz fez o primeiro dos rubro-negros.
Renato Augusto marcou no meio do gol. Léo Pereira fez o seu. Fagner chutou no travessão. Éverton Ribeiro empatou. Yuri Alberto bateu seguramente no canto esquerdo. Gabriel Barbosa fez o quinto.
Maycon fez o seu. Everton Cebolinha igualmente. Mateus Vital isolou a bola. Rodinei fez o último.
Tentativas de invasão e torcedores presos
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) relatou diversas tentativas de invasão no estádio do Maracanã antes da partida.
Quatorze torcedores do clube paulista foram presos após tentarem adentrar o estádio pelo portão 10. Eles foram conduzidos para o Juizado Especial Criminal (Jecrim).
As equipes atuaram e evitaram a entrada sem autorização de flamenguistas pela rua Mata Machado e no portão E.
Uma policial ficou ferida e precisou ser encaminhada ao Hospital Central da Política Militar, onde recebeu três pontos na mão esquerda após um corte. A oficial trabalhava no Museu do Índio, tomado por torcedores.
Houve confronto entre as partes também no viaduto Oduvaldo Cozzi, sendo preciso a utilização de bombas para dispersão.