O general da reserva disse à ONU News que se sente muito honrado em ter o seu nome considerado para liderar a missão
Poder 360 – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou nesta quinta-feira (18) a indicação do general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz (Podemos) para liderar a missão que vai investigar o incidente no centro de detenção de Olenivka, no leste da Ucrânia.
“O general Santos Cruz é um respeitado oficial com mais de 40 anos de experiência militar e em segurança pública nacional e internacional, inclusive como comandante de operações de paz da ONU”, disse Guterres em entrevista a jornalistas.
O secretário-geral estava acompanhado pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e pelo líder ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Santos Cruz disse à ONU News que se sente muito honrado em ter o seu nome considerado para liderar a missão.
“Tenho a certeza de que os companheiros que também irão ser selecionados [pela ONU] são pessoas da mais alta qualidade. Isso é uma garantia para o nosso trabalho, para podermos ter um resultado positivo sobre o assunto que vai ser tratado”, disse o general da reserva.
Santos Cruz comandou duas missões de paz da ONU: liderou as forças de paz em Minustah, no Haiti, de 2007 a 2009 e foi nomeado em 2013 para comandar a missão de pacificação do Congo depois da guerra do país em Monusco.
O general da reserva também produziu um relatório para a ONU sobre as missões de paz pelo mundo. O documento é conhecido como “Santos Cruz Report”.
Incidente em Olenivka
Em 29 de julho de 2022, foi registrado uma explosão em um centro de detenção em Olenivka controlada por separatistas. Autoridades russas informaram que o incidente matou 50 pessoas.
Moscou e Kiev culparam um ao outro pela explosão. Segundo o Washington Post, investigadores independentes foram impedidos por autoridades russas e separatistas de chegar ao local.
Olenivka localiza-se em Donetsk, região autoproclamada república em Donbass, no leste da Ucrânia.