O Antagonista | Apesar da insatisfação do presidente Lula (PT) com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para cargos no Executivo, o projeto começará a tramitar no Senado ainda neste mês de março.
Segundo O Globo, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), querem que o tema seja aprovado no colegiado até o fim do mês.
O senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi definido como relator da PEC que promete acabar com a reeleição, que é de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).
O planejamento inicial, diz o jornal, era que Castro apresentasse três PECs diferentes, diferenciando-se apenas em relação à unificação de datas das eleições municipais, estaduais e nacional e ao prazo de transição. A ideia, no entanto, foi abandonada para acelerar a tramitação.
O que Lula pensa da PEC que pode acabar com a reeleição?
No segundo ano de seu terceiro mandato, e já de olho no quarto, o presidente Lula é contrário ao fim da reeleição.
Em um happy hour com lideranças do Senado na terça-feira, 5, o petista afirmou que “as principais democracias do mundo” contam com o mecanismo. Além disso, alegou que mesmo não sendo afetado pela PEC, ele se considera contra o texto.
Se aprovada, a regra passa a valer apenas para a eleição de 2030.