Rodrigo Pacheco vence disputa por 49 a 32 votos; na Câmara, Arthur Lira é favorito diante dos rivais Chico Alencar e Marcel van Hattem; resultado é crucial para o governo Lula
Estadão | Empossados para uma nova Legislatura, senadores e deputados federais elegem o comando das respectivas casas para o biênio 2023-2024. Em disputa resolvida no primeiro turno, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito por 49 a 32 votos. Na Câmara, Arthur Lira tem a vitória praticamente garantida e busca um recorde de votos, com adesões do PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao PL do ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro.
Enquanto Pacheco tinha o apoio de Lula, o PL tentou emplacar o ex-ministro bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN). O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), primeiro a discursar em plenário para apresentar sua candidatura – ele vinha “correndo por fora” -, se retirou da disputa e anunciou apoio a Marinho. Acompanhe a eleição no Congresso, decisiva para o governo Lula, que está longe de ter uma base sólida de apoiadores em ambas as casas.
Na Câmara, a votação começou por volta das 17 horas. Além de Lira, concorrem à presidência ainda os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS)