Ministro, crítico ferrenho do ex-juiz, elogiou Paulo Guedes e o ex-presidente por terem tirado Moro de Curitiba
Durante entrevista para a revista Veja, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, criticou duramente o ex-juiz e ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmando que a maior contribuição de Jair Bolsonaro (PL) foi ter devolvido Moro para o “nada”
Durante uma conversa com Paulo Guedes ainda em 2018, após as eleições que elegeram Jair Bolsonaro, Mendes conversou com Paulo Guedes, que foi ministro da Economia durante todo o mandato, e lhe disse que foi positivo ter tirado Moro de Curitiba.
“Eu disse – ministro, ‘stop’. Pare. Deixa eu lhe falar. Muita gente, amiga minha, no Congresso, diz que o senhor, os senhores, o governo têm problemas hoje. Ninguém sabe se os senhores vão sobreviver ou não, se o governo dos senhores vai avante ou não. Coloque isso na sua biografia. Ter tirado Moro de Curitiba talvez tenha sido sua maior contribuição para o Brasil”, disse o ministro do STF.
Depois, em conversa com Bolsonaro, Mendes afirmou que o presidente o confidenciou seu arrependimento de ter trazido Sergio Moro para seu governo.
“Posteriormente, um dia escutei do próprio Bolsonaro: ‘Ministro, a gente demorou muito para aprender a governar, etc. Por exemplo, se já tivesse passado um ano, eu não teria trazido Sergio Moro para o governo”. “Eu disse, não! Foi uma boa contribuição, uma boa contribuição do governo, talvez uma das suas grandes obras tê-lo trazido para o governo e depois tê-lo devolvido para o nada”, emendou Gilmar Mendes. “A mim, me parece que ele é um sujeito inadequado, já como juiz.