Candidato petista, no entanto, diz que não pode afirmar que a privatização da BR Distribuidora será revista
Poder 360 – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou no domingo (25) discussões sobre uma possível privatização da Petrobras. “Vamos parar com essa estupidez de querer privatizar a Petrobras”, disse o candidato ao Planalto em ato de campanha no Rio de Janeiro.
A venda da estatal é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que já travou uma série de embates com a direção da petroleira e é crítico da sua política de preços. Na visão do chefe do Executivo, a privatização da Petrobras o livraria de um “problema”.
Cobrado por eleitores e apoiadores sobre a revisão de privatizações, Lula disse que não pode confirmar se as operações serão revistas se ele for eleito. “Eu não posso, faltando 7 dias para as eleições, dizer que eu vou rever muitas coisas que foram feitas. Não posso dizer porque seria irresponsabilidade minha. Primeiro, eu preciso conhecer o que foi feito, para depois tomar a decisão”, afirmou.
O candidato petista falava especificamente da BR Distribuidora, privatizada durante o governo Bolsonaro.
Numa versão prévia, o programa de governo do PT chegou a citar a volta da presença estatal no mercado de distribuição de combustíveis para segurar os preços. Na versão final do documento, no entanto, medida não foi mencionada.
Lula também afirmou que pretende avançar na exploração do petróleo em águas profundas. “A Petrobras é a maior empresa de prospecção em águas profundas. Quando eu tentei dizer que ia fazer sonda aqui, [disseram]: ‘Ah, não pode fazer sonda porque não tem tecnologia. Quem faz é a Coreia. Quem faz é a China’. Nós vamos fazer aqui”, falou.
Ausência em debate
No mesmo evento, Lula justificou a sua ausência no debate do SBT na noite de sábado (24). Segundo o ex-presidente, os encontros estão ficando “difíceis”.
Disse que deixou de comparecer ao encontro por já ter outros compromissos de campanha marcados antecipadamente para o fim de semana. Também afirmou ter se tornado o principal alvo dos adversários.
Lula disse que participará do debate da TV Globo na quinta-feira (29).