Representantes indicados pelos partidos da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PC do B e PV, se reuniram no último sábado, dia 28 de outubro, para iniciar as discussões sobre o cenário político-eleitoral na capital Palmas, visando as eleições de 2024.
A principal pauta da reunião foi a abertura da discussão sobre o cenário político-eleitoral na capital, para o ano de 2024.
O PC do B já adiantou seus planos ao indicar a jornalista Roberta Tum, eleita presidente do partido neste mês de outubro, como a pré-candidata à prefeitura de Palmas.
Por outro lado, o PT e o PV devem amadurecer suas discussões internas e apresentar oportunamente seus candidatos.
Durante a reunião, também foi estabelecido um calendário de ações, com o primeiro foco sendo a discussão com a comunidade, sindicatos, associações e movimentos sociais, com o objetivo de construir um projeto de governo para Palmas.
O PT de Palmas realizará consultas internas para definir seus indicativos e encaminhamentos, priorizando a participação dos membros do partido na decisão. O PT indicará a maior nominata de candidatos a vereador e vereadora, com 12 vagas, enquanto o PC do B e o PV disporão de seis vagas cada.
O PV, representado pelo ex-deputado estadual e atual secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Marcelo Lélis, está avançando nas discussões internas sobre sua participação nas próximas eleições. Lélis destacou o papel do partido no governo e enfatizou a importância de fortalecer a Federação Brasil da Esperança.
A Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PV e PC do B, divulgou uma nota oficial após a reunião, na qual convoca suas Executivas Municipais para um seminário de planejamento das ações a serem desenvolvidas no processo eleitoral de 2024. Além disso, a federação discutirá a conjuntura municipal em Palmas e estabelecerá um calendário conjunto para encaminhar o processo de pré-campanha para as eleições de 2024.