Sepultamento será realizado no Memorial Necrópole Ecumênica, sendo reservado para a família, a partir das 14h
O Rei do Futebol, Pelé, será enterrado nesta terça (3), em Santos, após o término de seu velório no gramado da Vila Belmiro, que ocorre desde a manhã de ontem (2).
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou que estará presente na Vila Belmiro para prestar as devidas homenagens ao Rei e sua chegada é esperada para as 9h, antes do fim da cerimônia.
Após o encerramento, marcado para às 10h, haverá um cortejo pelas ruas da cidade. Entre os locais onde o caixão deve passar está a casa da mãe de Pelé, Celeste Arantes do Nascimento, no canal 6.
O sepultamento será realizado no Memorial Necrópole Ecumênica, sendo reservado para a família, a partir das 14h.
Para preservar o corpo de Pelé entre quinta-feira (29), data da morte, até o dia do enterro, foi feito um procedimento chamado de tanatopraxia. Popularmente, o processo é conhecido como embalsamento.
Fila quilométrica e imprensa estrangeira
O velório começou na segunda-feira (2) e é aberto ao público. Diversas personalidades do esporte compareceram e prestaram solidariedade à família do maior jogador de futebol da história.
Por volta das 13h30 de segunda, uma fila de fãs de cerca de 1 km de comprimento aguardava do lado de fora da Vila Belmiro para prestar suas últimas homenagens ao Rei do Futebol, Pelé.
De acordo com a Climatempo, a temperatura na cidade neste momento é de 30ºC, com sensação térmica de 34ºC.
Além de torcedores, admiradores, amigos e familiares, a imprensa internacional também marca presença na cerimônia. Jornalistas de ao menos 23 países estão em Santos para a cobertura.
Morte de Pelé
O eterno camisa 10 da Seleção Brasileira morreu às 15h27 de quinta-feira (29), em decorrência de insuficiência renal e cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon.
O craque vinha tendo cuidados paliativos, recebendo medidas de conforto para aliviar dores e falta de ar. Pelé passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor em 4 de setembro de 2021.
O ex-jogador chegou ficar estável após a cirurgia, mas teve de retornar para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 17 de setembro de 2021, depois de um quadro de instabilidade respiratória. Quando se recuperou, foi encaminhado para a unidade de tratamento semi-intensivo.
Homenagens
A morte de Pelé comoveu o mundo e gerou grande repercussão internacional, inclusive em órgãos de imprensa de vários países. Diversas homenagens foram feitas ao Rei do Futebol.
No mundo dos esportes, diversos jogadores e clubes utilizaram as redes sociais para emitir mensagens de pesar pela morte do ex-jogador. O Santos, clube que Pelé defendeu na maior parte de sua carreira, anunciou que passará a colocar uma coroa em cima de seu escudo, em alusão ao Rei do Futebol. O time também estuda aposentar a camisa 10, que foi usada por Pelé.
Entre políticos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) homenagearam Pelé.
Até o Vaticano publicou na internet uma mensagem com a legenda “o rei, dois papas e dois santos”, contendo imagens de Pelé com o papa Francisco, o papa emérito Bento XVI e os papas João Paulo II e Paulo VI –esses três últimos já falecidos.